Enter your keyword

Institucional

7 de fevereiro de 1938 – 1º dia de aula do Lourenço Filho

Os educadores Filgueiras Lima e Paulo Sarasate eram homens que se identificavam largamente com a educação no Estado e planejavam a fundação de uma escola dentro de novas concepções pedagógicas. No dia 7 de fevereiro de 1938, o sonho dos fundadores chegava à tona da realidade: o então Instituto Lourenço Filho abriu suas portas, à Rua Floriano Peixoto, 963, para receber 182 alunos matriculados nas classes do jardim, alfabetização e turmas do 1º ano primário, iniciando um novo ciclo na história da educação no Ceará.

Para patrono da instituição escolheram o professor Lourenço Filho, que na época já ultrapassara as fronteiras nacionais, devido às suas realizações na área da Pedagogia. No ano de 1939, foi instalado o Curso Ginasial e, em seguida, o Normal e o Colegial. Não foi necessário muito tempo para que o Lourenço Filho fosse reconhecido pela sociedade cearense como exemplo de educação no Estado.

A partir de 1970, passou a funcionar na Rua Barão do Rio Branco, 2101. Em 1988, foi comemorado, com ativa participação de alunos, professores e funcionários, o jubileu de ouro da instituição, em expressiva solenidade. Em 2005 foi inaugurada a Sede Parangaba e em 2012 surgiu a sede Montese. E assim o Colégio vem crescendo, adquirindo novas áreas, fazendo edificações, instalando equipamentos, aprimorando seu pessoal docente, visando sempre oferecer aos alunos as melhores condições de aprendizagem.